gov.br

Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia da Reprodução – LABIREP

HISTÓRICO – LABIREP

O LABIREP foi fundado em Fevereiro de 2007 pelo professor Dr. José Roberto Viana Silva. Inicialmente a equipe era composta por estudantes de iniciação científica e contava com a estrutura do Núcleo de Biotecnologia de Sobral (NUBIS) e do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Pré-antrais (LAMOFOPA), coordenado pelo Dr. José Ricardo de Figueiredo, importante colaborador da Universidade Estadual do Ceará. Nesta fase inicial, as pesquisa estavam focadas na quantificação de RNAs mensageiros de folículos ovarianos em vários estágios de desenvolvimento. A partir de 2008, o LABIREP passou a ser vinculada ao Programa de Pós Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. No ano de 2009, com o apoio do CNPq e FINEP, realizou-se a aquisição dos equipamentos necessários para o cultivo de células in vitro. A partir de então, vem sendo desenvolvidos vários estudos que visam aperfeiçoar os sistemas de cultivo de células e tecidos in vitro. Com experiência no desenvolvimento e aprimoramento do cultivo in vitro de folículos ovarianos, maturação oocitária e biologia molecular, o laboratório tem importante parceiros, como por exemplo, a Embrapa Caprinos, o LAMOFOPA (UECE), o BIOFOV (UNIVASF), o Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR-UFC), e a FIOCRUZ/PE. Desde 2018, quando o Núcleo de Pesquisa em Experimental Animal (NUPEX) passou a integrar o LABIREP, várias pesquisas in vivo, utilizando murinos como modelo experimental, vem sendo realizados.